O primeiro arranha céu da América Latina desde a Era de Ouro até o auge da sua decadência.

Atualizado: 27 de Set de 2019

Olá Aventureiros, sejam bem vindos ao Blog Rio de Cidades Maravilhosas.


O assunto de hoje é sobre o primeiro arranha céu da América Latina, o edifício ¨A Noite¨.


Até os anos 1930 o Edifício Joseph Gire, mais conhecido como ¨A Noite¨ foi considerado o prédio mais alto da América Latina. O local, antes da construção do prédio havia sido ocupado pelo Liceu Literário Português.


A construção, iniciada em 1927, foi um projeto do arquiteto francês Joseph Gire – também responsável pela construção do Hotel glória e o Hotel Copacabana Palace.


Inicialmente, o edifício foi sede do jornal “A Noite”, que em tempos bem anteriores a internet realizava a função de noticiar o que acontecia no Brasil e no mundo. Devido à força do nome do veículo de comunicação, o nome original da construção caiu em desuso e o primeiro arranha céus da América Latina ficou popularmente conhecido como edifício ¨A Noite¨.


No fim da década de 1930, mais precisamente em 1937, já sem o jornal o A Noite, transferido para outro local e o prédio sediou a Rádio Nacional, que vivia a era de ouro do rádio com seus programas de auditório e novelas de rádio. Por lá passaram cantores como Sílvio Caldas, Francisco Alves e Orlando Silva, entre outros.


O Jornal A Noite foi fechado quase no fim de 1957, numa decisão do superintendente das Empresas Incorporadas ao Patrimônio Nacional.


Com o tempo, a zona circundante d'A Noite e o próprio edifício entraram em decadência, atualmente encontra-se em desuso. Depois da rádio o edifício também acolheu a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), hoje, no entanto, o INPI se encontra alocado em dois outros prédios próximos.


Tanto nas fachadas como nas áreas internas comuns o prédio revela revela influências do estilo art decó, ainda que o interior tenha sido descaracterizado por reformas modernas.


A partir da localização privilegiada, na Praça Mauá, acompanhou a transformação da Avenida Rio Branco, a construção e a demolição do Elevado da Perimetral e a revitalização da Zona Portuária. Do ostracismo, a praça se tornou um novo polo da cidade e ganhou vizinhos badalados, como o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã.


Símbolo da arquitetura carioca e testemunha histórica da transformação do Centro do Rio, o primeiro arranha-céu inaugurado na América Latina deverá ser leiloado pelo Governo Federal.

Venha conhecer essa e outras histórias ao vivo com um Guia de Turismo Especializado. Agende um tour de experiências com quem realmente entende do assunto. Vem com a Agência 7 Quedas Viagens e no caminho eu explico.


E aí, curtiu? Tem alguma história curiosa ou engraçada para compartilhar sobre esse tema? Deixa seu comentário aqui em baixo e compartilha essa publicação com seus amigos.


Você pode acompanhar as novidades do blog através da nossa lista de transmissão no WhatsApp. Prometo que tomaremos muito cuidado para oferecer conteúdos inteligentes e de máxima relevância para seu enriquecimento cultural.


Clique aqui e responde: (Eu quero) para participar da nossa lista de transmissão.


#edificio-a-noite #pier-maua #rio-branco #radio #anoite #porto-RJ #era-de-ouro #riodejaneiro #mochileiros #aventureiros #7 #21 #errejota #destinosimperdíveis #rioantigo #historia #turismo #viajem #7quedasviagens


Apenas arrume as malas e deixa que a Agência 7 Quedas prepara todo seu roteiro de viagem.


Valeu. Até a próxima!


0 visualização
15913835631-removebg-preview.png
Campo-dos-Sonhos-Socorro-SP-ABETA.png
cadastur1.png
Turismo_COnsciente_RJ1-removebg-preview.

Agência 7 Quedas Viagens LTDA.  CNPJ 34.566.410/000540  Cadastur: 19.010161.96-0

WhatsApp: 21 96933 3901.   7quedasviagens@gmail.com

floresta22.png