Agência 7 Quedas Viagens LTDA.  CNPJ 34.566.410/000540  Cadastur: 19.010161.96-0

WhatsApp: 21 96933 3901.   7quedasviagens@gmail.com

2018_coe_logos_white_bkg_translations_pt
cadastur1.png
Campo-dos-Sonhos-Socorro-SP-ABETA.png

PROGRAMA7 QUEDAS DE TURISMO SUSTENTÁVEL

AGÊNCIA 7 QUEDAS VIAGENS

ÁREA DOS COLABORADORES

Você conhece a história do Parque Estadual Cunhambebe?

Atualizado: 27 de Set de 2019

Olá Aventureiros, sejam bem vindos ao Blog Rio de Cidades Maravilhosas.


Você conhece o Parque Estadual Cunhambebe?


Confira a história do Parque Estadual Cunhambebe.


Com área de 38.053 hectares, abrange parte dos municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro e Itaguaí.


A finalidade principal da criação do Parque que ocorreu no dia 13 de Junho de 2008, foi assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica da região sul fluminense da Serra do Mar, permitindo a conectividade entre os maciços da Bocaina e do Tinguá, preservando montanhas, cachoeiras e demais paisagens notáveis.


No início da colonização brasileira, os portugueses entraram no litoral sul fluminense e norte de São Paulo através de uma aliança com o cacique Tibiriçá, líder dos Guaianases (então baseados em São Paulo) para a catequese e escravização dos índios.


Chefes de seis aldeias diferentes (divididas em quatro tribos) se juntaram e formaram a Confederação dos Tamoios para a defesa. O principal nome, escolhido por todos, era o de Cunhambebe, cacique Tupinambá da aldeia situada onde hoje está localizado o município de Angra dos Reis.


Ele ajudou a fortalecer a Confederação e sempre obteve sucesso na luta contra os portugueses. Hoje, o nome do maior distrito da cidade de Angra dos Reis é Cunhambebe, cuja abrangência é parte da área em que foi implantado o Parque Estadual. Seu nome é uma homenagem a este importante líder indígena da região.


Confira as Principais atrações do Parque Estadual Cunhambebe:


Cachoeira Véu de Noiva - Localizada em Muriqui, tem o acesso através de trilha leve de aproximadamente 20 min. A Cachoeira tem a queda d'água mais bonita da região de Mangaratiba, na parte superior encontra-se uma piscina natural, enquanto na parte inferior é possível observar uma bela queda de 50 metros de altura.


Cachoeira do Rubião - Localizada na Serra do Piloto, à direita da estrada RJ-149, atrai centenas de visitantes por apresentar uma piscina natural ideal para banho. O acesso até ela se dá por meio de uma trilha de 1 km de extensão.


Cachoeira da Bengala - Também na Serra do Piloto, essa cachoeira é cercada por mata atlântica e possui uma bela queda d’água. O acesso se faz por trilha de aproximadamente 200 metros.


Ruínas do Antigo Teatro - Resquícios de um antigo teatro que era frequentado por barões do café. Faz parte do Sítio Histórico da Estrada Imperial.


Pontes da Estrada Imperial - Construídas pelos escravos, estão localizadas à direita da estrada em direção a São João Marcos. A mais conhecida entre as pontes é a Ponte Bela, utilizada como referência em alguns roteiros de trilhas da região.


Igreja Matriz de São João Marcos - Feita a mão por Antônio Padre, com material transportado em lombo de animais, é toda de barro, cinza e tabatinga. Ali está localizado o Cruzeiro do antigo povoado de São João Marcos.


Cachoeira do Itingussú - Fica na divisa dos municípios de Itaguaí e Mangaratiba. Possui vários saltos que chegam até a 50 metros. No local existe também um reservatório de água denominado “Barragem de Itingussú” com capacidade de 500.000 litros de água.


Pedra da Conquista - Localizada no início do Vale do Sahy, possui 400 metros de altura e paredões  para escaladas. De acordo com a história, essa pedra era utilizada por escravos fugitivos que iam até o local para se suicidar.


Pedra Chata - Com cerca de 1.600 metros de altitude, está localizada em Rio Claro. Possui um formato de meia-lua e seu principal acesso se dá por uma bela trilha que começa em Lídice, distrito de Rio Claro. Do seu cume é possível avistar a Baia da Ilha Grande e Sepetiba.


Bico do Papagaio - Possui 1.512 metros de altitude e o acesso até ele se dá por uma trilha leve que começa a 9 Km de distância do centro de Lídice. O nome faz alusão ao seu cume rochoso que possui um formato de bico pontudo.


Para mais informações procure o centro de visitantes do Parque.



Venha conhecer essa e outras histórias ao vivo com um Guia de Turismo Especializado. Agende um tour de experiências com quem realmente entende do assunto. Vem com a Agência 7 Quedas Viagens e no caminho eu explico.


E aí, curtiu? Tem alguma história curiosa ou engraçada para compartilhar sobre esse tema? Deixa seu comentário aqui em baixo e compartilha essa publicação com seus amigos.


Você pode acompanhar as novidades do blog através da nossa lista de transmissão no WhatsApp. Prometo que tomaremos muito cuidado para oferecer conteúdos inteligentes e de máxima relevância para seu enriquecimento cultural.


Clique aqui e responde: (Eu quero) para participar da nossa lista de transmissão.




#Cachoeira-Veu-de-Noiva #roça #cunhambebe #parques #guaianas #guaianases #Pedra-da-Conquista #Bico-do-Papagaio #Cachoeira-do-Itingussu #riodejaneiro #mochileiros #aventureiros #7 #21 #errejota #destinosimperdíveis #riointerior #roça #ecoturismo #natureza #parque #turismo #viajem #7quedasviagens #Parque-Estadual-Cunhambebe



Apenas arrume as malas e deixa que a Agência 7 Quedas prepara todo seu roteiro de viagem.


Até a próxima. Valeu!

24 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon