Agência 7 Quedas Viagens LTDA.  CNPJ 34.566.410/000540  Cadastur: 19.010161.96-0

WhatsApp: 21 96933 3901.   7quedasviagens@gmail.com

2018_coe_logos_white_bkg_translations_pt
cadastur1.png
Campo-dos-Sonhos-Socorro-SP-ABETA.png

PROGRAMA7 QUEDAS DE TURISMO SUSTENTÁVEL

AGÊNCIA 7 QUEDAS VIAGENS

ÁREA DOS COLABORADORES

Você sabia que a Floresta da Tijuca é o parque mais visitado do mundo?

Atualizado: 28 de Set de 2019

Olá Aventureiros, sejam bem vindos ao Blog Rio de Cidades Maravilhosas.


Vamos falar sobre o Parque mais visitado do Brasil.


Visite o Parque Nacional da Tijuca


No século XIX a exuberante Mata Atlântica que recobria as belas montanhas do Rio de Janeiro foram dizimada pelo corte de madeiras nobres, pela extração de lenha para os engenhos de cana e pelos desmatamentos para o cultivo de milho, mandioca e café. À medida que sumiam as matas, escasseava a água.


Dom Pedro II, criou em 1861, a Floresta da Tijuca iniciando um ambicioso programa de recuperação da vegetação . Sob o comando do Major Archer, e ajuda de cinco escravos, mais de 100.000 árvores nativas foram plantadas em 13 anos.


É essa floresta, regenerada pela ação do homem e da natureza, que compõe o Parque Nacional da Tijuca, a maior e mais bela floresta urbana do mundo.




Localizado em pleno coração da metrópole carioca, no Rio de Janeiro é o parque mais visitado do Brasil. O parque abriga múltiplos atrativos, entre eles o símbolo da cidade, o Corcovado. Com quase 4 mil hectares de extensão, o PNT é um símbolo de preservação da Mata Atlântica em pleno meio urbano.


O Parque Nacional da Tijuca juntamente com o Parque Estadual da Pedra Branca formam a maior floresta urbana do mundo e, por isso, oferece importantes serviços ambientais à cidade, pois contribui para a regulação do equilíbrio hídrico, controle de erosão de encostas, prevenção contra assoreamento dos cursos d’água, além da conservação da qualidade do solo e regulação clima do estado.


O Parque oferece ainda mirantes com vistas panorâmicas, como a Vista Chinesa, o Mirante Dona Marta e Vista do Almirante. Com uma visita de cerca de dois milhões de visitantes por ano, a UC oferece áreas de lazer como a Cascatinha, Bom Retiro, Capela Mayrink e o Açude da Solidão.


O parque é atualmente o mais visitado do Brasil, recebendo mais de 2 milhões de visitantes por ano. Comemoramos o aniversário do Parque Nacional da Tijuca no dia 06 de Julho.


Há mais de vinte anos os Amigos do Parque promovem mutirões mensais para manutenção de trilhas, limpeza, manejo de espécies invasoras, plantio de mudas nativas, dentre outras ações. Já foram realizados mais de cem mutirões. Há ainda atividades durante a semana. Mais de 10.000 horas de atividades voluntárias foram promovidas no parque desde o início do programa.


Essa é a oportunidade de trabalhar diretamente com a gestão de uma UC- unidade de conservação por um período mais longo. Pessoas que queiram vivenciar o dia a dia do parque nacional mais visitado do país podem se candidatar e até mesmo ficar alojadas no coração da Floresta da Tijuca.


O Programa de Voluntariado tem como principais objetivos envolver a sociedade na conservação das áreas protegidas brasileiras e atender às necessidades da gestão do Parque, buscando respostas e esforços que possam contribuir nas diferentes coordenações da unidade.


A Associação dos Amigos do Parque Nacional da Tijuca, ou Amigos do Parque, é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, fundada em 1999, com a missão de colaborar para a conservação, a proteção e a promoção da natureza e da cultura viva no Parque Nacional da Tijuca.




O Parque é referência internacional em trilhas. Existentes nos três setores do Parque (Setor Floresta, Serra da Carioca e Pedra Bonita/ Pedra da Gávea), os visitantes ainda podem aproveitar as cachoeiras, quedas d`água e grutas existentes no trajeto de algumas trilhas.


O PNT tem cerca de 200 quilômetros de trilhas com diversos graus de dificuldade para os mais diferentes públicos, desde idosos e cadeirantes até caminhantes experientes.


Lembre-se: Antes de iniciar uma trilha: é importante vestir roupas confortáveis, usar chapéu ou boné, calçado fechado com sola que não seja lisa, aplicar repelentes e protetores solares, levar bastante água e lanche leve.


Aviso: A atividade de caminhada em unidades de conservação implica alguns riscos, como quedas e mordedura de animais. Além disso, seja prudente e siga a sinalização da trilha para não se perder.




Venha conhecer essa e outras histórias ao vivo com um Guia de Turismo Especializado. Agende um tour de experiências com quem realmente entende do assunto. Vem com a Agência 7 Quedas Viagens e no caminho eu explico.


E aí, curtiu? Tem alguma história curiosa ou engraçada para compartilhar sobre esse tema? Deixa seu comentário aqui em baixo e compartilha essa publicação com seus amigos.


Você pode acompanhar as novidades do blog através da nossa lista de transmissão no WhatsApp. Prometo que tomaremos muito cuidado para oferecer conteúdos inteligentes e de máxima relevância para seu enriquecimento cultural.


Clique aqui e responde: (Eu quero) para participar da nossa lista de transmissão.


#floresta-da-tijuca #mata-atlantica #floresta #parque-nacional-da-tijuca #amigosdoparque #rio-de-janeiro #mochileiros #aventureiros #7 #21 #errejota #destinosimperdíveis #ecoturismo #natureza #parque #turismo #viajem #7quedasviagens


Para mais informações, procure o Centro de Visitantes do Parque Nacional da Tijuca.


Até a próxima. Valeu!

52 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon